Home
Paróquia Notícias Informações Centro Paroquial Movimentos Formação Ligações Contactos

  Capela de Santo Amaro  
Igreja Paroquial          Pároco          A freguesia          Organização Paroquial          Capelas
 

Capela de Santo Amaro

Enquadramento

Urbano, adossado. A capela tem a cabeceira adossada à cabeceira da capela de Nossa Senhora da Consolação volumetricamente mais baixa e estreita. Situa-se sobre um adro sobrelevado rodeado a N. pela EN 202 e a S. pelo antigo caminho para ponte de Lima. A N., do outro lado da estrada situa-se a Igreja Paroquial da Meadela, em cujo adro estas capelas se situavam antes deste ser cortado pela EN. O acesso ao adro faz-se por duas escadarias situadas a E. (12 degraus) e O. (10 degraus).

Descrição

Planta rectangular, de massa simples e cobertura homogénea em telhado de 2 águas. Frontispício orientado a O., de cunhais apilastrados encimados por urnas e terminado em frontão triangular encimado por cruz sobre pedestal. Portal de verga recta, sobrepujado por frontão de lanços truncado por flor-de-liz; ladeia-o óculos quadrados. As fachadas laterais apresentam vãos de verga recta, com 2 janelas colocadas simetricamente e tendo uma porta na fachada N. Interior de espaço uniforme, tendo na parede S. uma lápide com a seguinte inscrição: "Esta capela de Santo Amaro que he desta freigezia mandou reidificar de novo por sua devoção o Rdo Dor. João de Barros Abde desta igreja 1727". O retábulo-mor, em madeira pintada, apresenta um nicho central, com a imagem de Santo Amaro, enquadrado por colunas de fuste liso que suportam um entablamento e um frontão; encontra-se colocado num nicho definido por um arco pleno suportado por pilastras.   

Cronologia

1727 - Lápide na parede S. da capela - data de reconstrução.

Tipologia

Arquitectura religiosa, barroca. Capela barroca de planta rectangular e espaço único, frontispício em frontão triangular com portal encimado por frontão de lanços. No interior, retábulo neoclássico em madeira pintada.

Características Particulares

Salienta-se pela frontaria com frontão e portal de estilo barroco e pelo singelo altar.

Materiais

Paredes em alvenaria rebocada; cantaria de granito nas molduras dos vãos, cunhais, cornijas e pavimentos; cobertura em telha; tectos em estuque.

Fonte: Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana

 
 


Contacte-nos através do e-mail: geral@paroquiameadela.pt

Copyright ©2010 Centro Paroquial da Meadela - Viana do Castelo