Home
Paróquia Notícias Informações Centro Paroquial Movimentos Formação Ligações Contactos

  Capela de São Vicente  
Igreja Paroquial          Pároco          A freguesia          Organização Paroquial          Capelas
 

Capela de São Vicente

Enquadramento

Periurbano, isolado. Situa-se imediatamente ao lado da EN 202, dispondo-se paralelamente à via, a uma cota ligeiramente inferior a que se acede através de 2 degraus. No pequeno adro fronteiro à capela, com uma pendente S. / N., ergue-se um cruzeiro sobre um pedestal.

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave e capela-mor com sacristia a N.. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas na capela e de 1 na sacristia. Fachadas em alvenaria rebocada e pintada com embasamento marcado a cinzento, cunhais apilastrados encimados por fogaréus. Fachada principal, orientada a O., terminada em frontão triangular encimado por cruz florenciada sobre pedestal. Portal de verga em arco abatido sobrepujado por óculo polilobado. Na fachada N. adossa-se, junto ao arco triunfal, um campanário terminado em empena com ventana em arco pleno. Nas fachadas laterais da nave e capela-mor, janelões simétricos de verga e peitoril convexos. Na fachada S. da capela-mor porta de verga recta encimada por cornija. INTERIOR de uma nave, com lambril em azulejo branco com a data de 1938 inscrita junto ao arco triunfal, coro-alto em madeira com balaustrada e acesso por escada em caracol, janelas simétricas com sanefas em talha dourada. No lado do Evangelho, púlpito em madeira sobre mísula, decorado com 2 palmas e acesso por escada de granito paralela à parede. Pavimento em mosaico e cobertura em abóbada de perfil abatido, assente em cornija e decorada com motivos fitomórficos pintados. Arco triunfal de arco pleno sobre pilastras revestido com sanefa de talha dourada, com data de 1938 no lambril de azulejo. Capela-mor com 2 degraus de granito de acesso ao altar, lambril em azulejo policromático, portas e janelas simétricas sobrepujadas por sanefas em talha dourada e pintada. Retábulo em talha dourada e pintada com nicho central e trono piramidal, sobrepujado por frontão decorado com motivos fitomórficos e, no tímpano o Espírito Santo no centro de um resplendor, e enquadrado por colunas compósitas encimadas por entablamento e urnas. Pavimento em mosaico, cobertura em abóbada, sobre mísula, de perfil abatido, com pintura policromada representando uma caravela, símbolo de São Vicente, enquadrado por moldura polilobada.   

Época Construção

Séc. 19 / 20   

Cronologia

Séc. 19 - construção da capela; 1938 - obras de beneficiação e restauro, nomeadamente com colocação do lambril de azulejos.

Tipologia

Arquitectura religiosa, neoclássica. Capela neoclássica de planta longitudinal e 1 nave, frontaria terminada em frontão triangular, com portal de verga curva encimado por óculo polilobado. Interior decorado com sanefas de talha dourada nos vãos e arco triunfal, tectos pintados e retábulo-mor em talha dourada e pintada, de inspiração neoclássica com colunas compósitas e frontão decorado com motivos fitomórficos.

Características Particulares

Capela neoclássica de linhas sóbrias, destacando-se no interior os tectos pintados com motivos fitomórficos e alusivos ao orago e o retábulo em talha pintada de estilo neoclássico.   

Materiais

Paredes em alvenaria, moldura dos vãos, campanário, frontão e arco triunfal em cantaria de granito; cobertura em telha; retábulos e coro-alto em madeira; pavimentos em mosaico.  

Fonte: Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana 

 
 


Contacte-nos através do e-mail: geral@paroquiameadela.pt

Copyright ©2010 Centro Paroquial da Meadela - Viana do Castelo