Home
Paróquia Notícias Informações Centro Paroquial Movimentos Formação Ligações Contactos

  Capela de Nossa Senhora da Ajuda  
Igreja Paroquial          Pároco          A freguesia          Organização Paroquial          Capelas
 

Capela da Senhora da Ajuda   

Enquadramento

Periurbano, isolado, outeiro. O acesso a partir da estrada efectua-se por uma pequena alameda arborizada situada a O. da capela e que permite o acesso através de uma escadaria de 3 degraus a um adro sobrelevado em cujo centro se situa a capela. O adro e a alameda têm à volta edifícios de 1 e 2 pisos.

Descrição

Planta longitudinal, composta por alpendre quadrangular, nave e capela-mor, com sacristia a N.. Volumes com coberturas indiferenciadas na capela e telhado de 2 águas e de 3 águas no alpendre. Fachadas em alvenaria sem reboco com contrafortes simétricos na frontaria e na separação entre a nave e capela-mor. Fachada principal orientada, com alpendre sobre colunelos jónicos assentes em muro de cantaria, percorrido internamente por banco, com abertura axial, e tendo tecto de madeira de 3 panos. Fachada da nave terminada em empena encimada por cruz sobre pedestal, com óculo oval axial sobre o alpendre. Sobre o contraforte S., sineira terminada em empena, com ventana de arco pleno. Portal de arco pleno, em cantaria, com moldura de bocel, ladeado por janelas rectangulares. INTERIOR com nave única e silhar de azulejo policromático de diferentes padrões, coro-alto com balaustrada de madeira e acesso por escada de 1 lanço. No lado do Evangelho, púlpito rectangular sobre mísula em voluta, com guarda em granito decorado com coração estilizado, e acesso por degraus de granito paralelos à parede. Pavimento em soalho e cobertura em tecto de perfil poligonal. Arco triunfal de volta inteira, em cantaria, assente em pilastras de ordem jónica, com a data 1670 sobre o fecho. Capela-mor com lambril de azulejo policromado, 2 janelas colocadas simetricamente e, no lado do Evangelho, porta de verga recta de acesso à sacristia. Retábulo em talha dourada e pintada, com nicho central e pinturas enquadradas por colunas caneladas compósitas suportando frontão curvo, com decoração de putti e volutas. Pavimento em soalho e cobertura em abóbada de perfil curvo.   

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 19   

Cronologia

1670 - construção da capela; séc. 18, 2ª metade / séc. 19, 1ª metade - remodelação do retábulo-mor.

Tipologia

Arquitectura religiosa, maneirista e rococó. Capela alpendrada maneirista de planta longitudinal composta por nave, coro-alto e capela-mor mais estreita e baixa, com sacristia adossada ao alçado lateral esquerdo. Fachada principal em empena, com vãos em eixo, composto por portal de volta perfeita ladeado por janelas e encimado por óculo. Existência de sineira. Cobertura em masseira na nave e em falsa abóbada de berço abatido na capela-mor, possuindo silhar com aproveitamento de azulejos de padrão tipo tapete de finais do séc. 17, retábulo-mor de estrutura maneirista, com pinturas sobre madeira, remodelado posteriormente e púlpito no lado do Evangelho.

 

Características Particulares

Capela rural maneirista, de linhas sóbrias, contrafortada, com alpendre suportado por elegantes colunelos jónicos, portal axial e arco triunfal com moldura côncava, o último sobre pilastras jónicas. Óculo sobre o portal é de perfil elíptico, único nos exemplares seiscentistas da região. Destaca-se, no interior, o púlpito de granito com coração esculpido na guarda e o retábulo em talha dourada e pintada, de estrutura maneirista com pinturas sobre madeira, nicho central de decoração rococó e remate superior oitocentista.

Materiais

Paredes em alvenaria, moldura dos vãos, alpendre, púlpito e arcos em cantaria de granito; cobertura em telha; retábulos, coro-alto e pavimentos em madeira.

Fonte: Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana

 
 


Contacte-nos através do e-mail: geral@paroquiameadela.pt

Copyright ©2010 Centro Paroquial da Meadela - Viana do Castelo