Paróquia Notícias Informações Centro Paroquial Movimentos Formação Ligações Contactos

Capela da Nossa Senhora da Consolação
Igreja Paroquial          Pároco          A freguesia          Organização Paroquial          Capelas

Capela da Nossa Senhora da Consolação

Enquadramento:

Urbano, adossado. A capela tem a cabeceira adossada à cabeceira da capela de Santo Amaro. Situa-se sobre um adro sobrelevado rodeado a N. pela EN 202 e a S. pelo antigo caminho para ponte de Lima. A N., do outro lado da estrada situa-se a Igreja Paroquial da Meadela, em cujo adro estas capelas se situavam antes deste ser cortado pela EN. O acesso ao adro faz-se por duas escadarias situadas a E. (12 degraus) e O. (10 degraus).

Descrição:

Planta rectangular de massa simples e cobertura em telhado de 2 águas. Frontispício orientado a E., com pilastras nos cunhais, sobrepujados sobre o telhado por fogaréus, e terminando em empena, encimada no vértice por cruz e fogaréu. Portal de arco pleno assente em pilastras encimado por cartela. Interior de espaço único, tendo no lado da Epístola uma lápide com a inscrição: "O Rdo D.or João de Baros Lima Abbad desta igreja da Meadela, o mandou fazer no anno 1761". Retábulo em pedra pintada, definido por pilastras que sustentam um arco pleno sobre o qual se lê "Consolatrix Aflictorum", enquadrado por outras pilastras e volutas, encimadas por um frontão curvo que tem no centro uma cartela com a inscrição IHS. Tecto rebocado de 3 panos sobre cornija de pedra.

Época Construção:

Séc. 18

Cronologia:

1761 - Data da lápide na parede N. da capela assinalando a data de construção.

Tipologia:
Arquitectura religiosa, barroca. Capela barroca de planta rectangular e espaço único, com frontispício em empena e portal de volta plena. No interior, retábulo em pedra pintada.

Características Particulares:
Salienta-se pela singeleza da sua frontaria e pelo retábulo de pedra com pintura policroma.

Materiais:
Paredes em alvenaria rebocada; cantaria de granito nas molduras dos vãos, cunhais, cornijas e pavimentos; cobertura em telha; tectos em estuque.

Fonte: Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana

Contacte-nos através do e-mail: geral@paroquiameadela.pt