Home
Paróquia Notícias Informações Centro Paroquial Movimentos Formação Ligações Contactos

  Igreja Paroquial  
 
Igreja Paroquial          Pároco          A freguesia          Organização Paroquial
 

Igreja Paroquial da Meadela / Igreja de Santa Cristina   

Enquadramento

Urbano, isolado. Situa-se sobre um adro sobrelevado e ajardinado, rodeada a S. pela EN 202 e a N. por uma estrada municipal. O acesso a este, faz-se por uma escadaria de 8 degraus situada no alinhamento do portal axial. Frente à fachada principal, do lado S., encontra-se colocado um cruzeiro, constituído por uma base, com a inscrição "MANOELA MANDOV FAZER POR .S. DEVASÃO 1633", na qual assenta uma coluna jónica que suporta um crucifixo. No outro lado da EN 202 situam-se as capelas de Santo Amaro (v. PT01160917058) e de Nossa Senhora da Consolação (v. PT01160917059).

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave e capela-mor, e 2 corpos rectangulares adossados perpendicularmente à capela-mor, sacristia e torre sineira quadrada adossados a S.. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas na igreja e sacristia e de 3 águas nos corpos perpendiculares. Fachadas em alvenaria rebocada e pintada, com embasamento em cantaria de granito e cunhais apilastrados encimados por pináculos. Fachada principal orientada a O., terminada em frontão triangular encimado por cruz e tendo no tímpano um óculo decorado por aletas e volutas entre duas molduras triangulares de cantaria. Portal axial, de verga recta, enquadrado por pilastras terminadas em mísulas que suportam um frontão curvo interrompido por uma cartela oval, com moldura de volutas e segura por 2 anjos, tendo no centro a representação de um cálice e uma hóstia consagrada. Ladeiam-no 2 nichos em arco de meio ponto concheado, colocados sobre mísulas e enquadrados por pilastras e cornija, tendo no interior as imagens de Santa Catarina e de São João Baptista. Torre sineira, coroada por balaustrada e coruchéu, de 2 registos separados por cornija, tendo no 1º porta de verga recta, a S., e no 2º ventanas de arco pleno. Alçados laterais da nave e corpo lateral S. com vãos de verga recta. Corpo lateral N. com fachadas em cantaria de granito. Fachada posterior em empena coroada por cruz. No interior, nave única, com lambril de azulejos, coro-alto de madeira, assente em mísulas, com balaustrada e acesso pela torre; guarda-vento no sub-coro. Do lado do Evangelho, sucedem-se, pia baptismal em granito, púlpito quadrado sobre mísula, com balaustrada de madeira e acesso por lanço de escada paralelo à parede, porta lateral de verga recta, e retábulo dedicado ao Sagrado Coração de Maria. Do lado da Epístola 2 retábulos dedicados ao Sagrado Coração de Jesus e a Nossa Senhora das Dores. Retábulos laterais postos de ângulo, dedicados a Nossa Senhora do Rosário e a São José. Todos estes retábulos são em talha pintada com nicho central de arco pleno enquadrados por colunas compósitas que suportam entablamento e frontão. Tecto da nave em arco abatido, com decorações em estuque, sobre cornija pintada a castanho escuro, e tendo no centro uma pintura com a imagem de Santa Cristina. Arco triunfal pleno, revestido por talha pintada. Capela-mor com 2 arcos abatidos laterais, de acesso aos corpos perpendiculares que funcionam como naves laterais; lambris em azulejo e porta de acesso à sacristia no lado da Epístola. Retábulo-mor em talha dourada, decorado com elementos vitícolas, volutas e putti, com nicho central, enquadrado por colunas pseudo-salomónicas suportando arcos de meio ponto, com mísulas enquadradas por colunas pseudo-salomónicas e entablamentos; tecto em arco abatido, pintado com caixotões fingidos.

Época Construção

Séc. 18 / 20

Cronologia

Séc. 17 - Provável construção da igreja; 1610 - é ordenada a colocação de um olheiro para vigiar os que chegavam atrasados à missa; 1633 - data na base do cruzeiro; séc. 18 - provável remodelação da igreja; 1974 - as autoridades da Meadela, pediram o retábulo da antiga capela da Vitória, construída junto à porta de São Brás ou da Vitória da muralha da vila, frequentada essencialmente pelos bufarinheiros e a gente que frequentava a praça do peixe, demolida em 1911, para construção de uma cavalariça da Guarda Fiscal e entretanto guardado num armazém do Museu Municipal, para substituir o da Igreja da freguesia, que ardera num incêndio; 1990, década - construção da ala perpendicular N. e abertura nas paredes laterais da capela-mor dos arcos de comunicação com as naves perpendiculares.

Tipologia

Arquitectura religiosa, barroca, rococó e neoclássica. Igreja barroca de planta longitudinal e nave única, com frontispício terminado em frontão triangular, ricamente decorado, tendo interiormente, na nave, retábulos neoclássicos de talha policroma, e, na capela-mor, espacialmente adulterada recentemente, retábulo barroco de estilo nacional.

Características Particulares

Igreja barroca com capela-mor planimetricamente ampliada, de que se destaca a frontaria pela exuberância decorativa, com volutas e enrolamentos envolvendo óculo do tímpano e no frontão do portal. No interior, retábulos neoclássicos do mesmo tipo e retábulo-mor de talha dourada de estilo nacional. Cruzeiro maneirista no adro, datado, de grande sobriedade.

Materiais

Paredes em alvenaria rebocada; cantaria de granito nas molduras dos vãos, cunhais e cornijas; pavimentos, púlpito, coro-alto, portas e retábulos em madeira; cobertura em telha; tectos em estuque.

Fonte: Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana

 
 


Contacte-nos através do e-mail: geral@paroquiameadela.pt

Copyright ©2010 Centro Paroquial da Meadela - Viana do Castelo